Laboratório de Sistemas Inteligentes 

CEEI - UFCG

O Laboratório

O Laboratório de Sistemas Inteligentes (Brain) faz parte do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Desde 2010, o grupo vem realizando projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com parceiros através da Lei da Informática e da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) mediante credenciamento do CEEI.

O Brain possui experiência no desenvolvimento de projetos Android/iOS/web/desktop envolvendo a aplicação de técnicas de inteligência artificial (treinamento supervisionado, treinamento não supervisionado, aprendizagem profunda, sistemas de recomendação, dentre outras) na manipulação de documentos em linguagem natural, imagens, dentre outros tipos, com o objetivo de trazer um diferencial competitivo para os parceiros. Além disso, possui bastante experiência na condução de projetos nas áreas de otimização, análise estática e dinâmica.

Os membros do grupo já publicaram artigos nas principais conferências e periódicos internacionais descrevendo técnicas inteligentes, como por exemplo, que identificaram inúmeros defeitos em projetos reais, e que ajudaram no desenvolvimento de software mais seguro. Como resultado do trabalho de pesquisa, o laboratório conquistou mais de 50 prêmios nacionais e internacionais de destaque, possui mais de 10 registros de software no INPI, e tem mais de 60 publicações nas principais conferências e periódicos nacionais e internacionais. 

O laboratório coordena o projeto olímpico, que consiste na organização de competições de programação como a Olimpíada Paraibana de Informática, e de cursos de capacitação. Os alunos da UFCG já conquistaram mais de 60 prêmios em competições nacionais e internacionais de programação de destaque.

Linhas de atuação

Inteligência Artificial

Pesquisa e Desenvolvimento de soluções que envolvam a aplicação de técnicas de aprendizagem de máquina (treinamento supervisionado, treinamento não supervisionado, aprendizagem profunda).

Otimização

Pesquisa e Desenvolvimento de soluções que envolvam a aplicação de estratégias de otimização (tempo, memória) através da utilização de técnicas de concepção de algoritmos e estruturas de dados avançadas.

Analytics

Pesquisa e Desenvolvimento de soluções que permitam os parceiros entenderem melhor seu negócio, potencializando as chances de crescimento.


Parceiros

O Laboratório de Sistemas Inteligentes (Brain) realizou projetos com vários parceiros como Google, Wildlife Studios, TRF5, Petrobras, Vsoft, Legalabs, DriverGO, dentre outros parceiros. Alguns projetos aplicaram técnicas de Inteligência Artificial para resolver problemas reais. 

Por exemplo, o uso de técnicas de IA e processamento de linguagem natural ajudaram na categorização automática de processos no setor jurídico. Um outro exemplo foi a utilização de técnicas para identificar e predizer defeitos em jogos Android/iOS usados por milhões de usuários. Outros projetos incluíram o processamento e análise de imagens e vídeos para identificação biométrica.



Localização e Contato    

E-mail: 

brain@computacao.ufcg.edu.br


Localização:

Rua: Aprígio Veloso, 882, Bloco CN, Universitário

Campina Grande, PB, Brasil 

CEP: 58429-900 


Brain Lab - UFCG © 2023